ArtRio chega a 15ª edição levando arte para todo o Rio de Janeiro

Receba as matérias do
Jornal Agito pelo WhatsApp
(grupo sem interação, só o administrador pode postar)
Em 2025, a ArtRio chega a sua 15ª edição com muitos motivos para comemorar. Reconhecida como um dos mais importantes movimentos em prol da arte na América Latina, desde 2011 a ArtRio é uma grande agenda de ativações ligadas à arte, sempre atuando para disseminar a arte brasileira e nossos artistas no cenário internacional, atuar junto ao mercado de arte do país buscando as melhores práticas, condições e transparência, e a realização de projetos ligados a formação de novos públicos e acessibilidade. A feira de arte, que esse ano será realizada de 10 a 14 de setembro, na Marina da Glória, é a data central dessa plataforma ativa 365 dias por ano.
Se ao longo dos últimos anos a realização da feira estimulava uma intensa agenda em galerias e instituições, com aberturas de exposições, visitas guiadas e conversas com artistas, em 2025 essa ocupação de artes por toda a cidade cresce e entra para o calendário oficial com a primeira Semana de Arte e Cultura do Rio de Janeiro. Realizada pela ArtRio e Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura, a Semana terá agenda artes visuais, cinema, dança, teatro, arquitetura, design e expressões artísticas, acessível a todos e que impacte de forma positiva moradores e visitantes. É a potência da arte unindo todos os bairros e regiões, arte moderna, contemporânea, popular. A programação completa está no site da ArtRio.
A cidade também será um grande museu a céu aberto. Na primeira quinzena de setembro, uma parceria com a Clear Channel, vai espalhar pelo mobiliário urbano de toda a cidade posters de obras de 15 grandes artistas brasileiros. Entre as peças estão obras de Vik Muniz, Djanira, Anna Bella Geiger, Bruno Lyfe, Miguel Rio Branco, Lucia Laguna, Mulambö.
“A ArtRio conquistou, ao longo de todos esses anos, o reconhecimento do mercado como uma feira de alta qualidade, com forte potencial de gerar negócios ao mesmo tempo em que realiza um intenso e contínuo trabalho na construção de novos públicos para arte. Ter a ArtRio incentivando a criação de uma Semana de Arte e Cultura no Rio de Janeiro mostra como toda a cidade é impactada pelo evento, com importantes reflexos também na economia e no turismo”, indica Maria Luz Bridger, diretora artística da ArtRio.
No dia da abertura da feira, serão conhecidos os três vencedores do Prêmio FOCO ArtRio. Em sua 11ª edição, é destinado a artistas com até 15 anos de carreira, e é reconhecido pelo mercado de arte brasileiro como o primeiro degrau da jornada de premiações.
Esse ano, por meio de seu Programa de Aquisição, a ArtRio fará a doação de uma obra de artista brasileiro para a Pinacoteca do Estado de São Paulo. A escolha da obra será feita durante a feira pela curadora da Pinacoteca, Ana Maria Maia Antunes. Com esse programa, a ArtRio reforça seu trabalho em dar cada vez mais destaque para a arte brasileira, ampliando sua presença no acervo de museus de grande visibilidade.
O programa PANORAMA, onde estão galerias com atuação estabelecida no mercado de arte moderna e contemporânea, teve sua seleção feita por um Comitê formado pelos galeristas Alexandre Roesler, Antonia Bergamin, Filipe Masini e Eduardo Masini, Gustavo Rebello, Juliana Cintra e Marcio Botner. As galerias estarão presentes no Pavilhão TERRA e no Pavilhão MAR.