Bienal do Livro Rio terá formato inédito de Book Park, roda-gigante literária, labirinto e escape room

Receba as matérias do
Jornal Agito pelo WhatsApp
(grupo sem interação, só o administrador pode postar)

Em 2025, quando o Rio de Janeiro recebe o título de 'Capital Mundial do Livro' pela UNESCO, a Bienal reinventa essa tradição com o conceito inovador de Book Park – um parque de diversões literário onde narrativas ganham vida em experiências imersivas e o livro segue como grande protagonista. Os ingressos já estão à venda, e o festival acontece entre os dias 13 e 22 de junho, no Riocentro, na Barra Olímpica, Zona Oeste do Rio.
A partir de maio, os bienalers terão uma facilidade extra na palma da mão: no aplicativo oficial do festival, será possível montar a própria agenda, organizar a sua lista de compras, acompanhar a programação completa, acessar o mapa do evento e receber notificações em tempo real. Além disso, os leitores poderão criar sua biblioteca virtual, avaliar e trocar opiniões de suas leituras e compartilhar experiências no que será uma nova rede social para amantes dos livros.
Dentre as experiências imersivas que prometem encantar o público no Book Park, a Roda Gigante Leitura nas Alturas Light é um dos destaques: com cabines personalizadas com personagens e áudios relacionados aos livros, a atração reúne diversas editoras em ativações criativas – como a Panini, com a ‘Turma da Mônica’; a Intrínseca, com ‘Percy Jackson’; a HarperCollins Brasil, com ‘As Crônicas de Nárnia’; e a Melhoramentos, com ‘Stitch’. As editoras Ciranda Cultural, VR Editora, Darkside, Skeelo, Companhia das Letras, Arqueiro, Planeta de Livros, Record e Globo Livros também levam surpresas preparadas especialmente para a novidade.
Já o Labirinto de Histórias Paper Excellence convida o visitante a mergulhar em um espaço interativo onde os livros ganham vida de forma lúdica e sensorial. Quatro editoras embarcam nessa jornada: a Globolivros leva o público para dentro de ‘Uma Janela Sombria’, de Rachel Gillig, primeiro título da duologia ‘O Rei Pastor’; a Companhia das Letras, pelo selo Bloom Brasil, apresenta as séries ‘Hades & Perséfone’, de Scarlett St. Clair, e ‘Covenant’, de Jennifer Armentrout; a Darkside convida a revisitar os clássicos ‘Wicked e Alice no País das Maravilhas’ sob um novo olhar; e a Record aposta no universo de ‘Corte de Espinhos e Rosas’, série de tirar o fôlego, repleta de magia, romance e intrigas, da autora Sarah J. Maas.
Para os fãs de mistério, o Escape Bienal Estácio é uma atração imperdível. Com quatro cenários literários desenvolvidos em conjunto com editoras, o espaço traz enigmas e desafios inspirados em thrillers de sucesso. Um desses encontros imersivos terá a “presença” da aclamada escritora britânica Agatha Christie, em parceria com a editora Harper Collins, ícone do romance policial. Já a Companhia das Letras propõe um desafio eletrizante: desvendar o misterioso desaparecimento do autor Raphael Montes, enquanto a editora Arqueiro mergulha no clima tenso de ‘A Empregada’, thriller psicológico de Freida McFadden. A Ediouro, por sua vez, desafia os participantes a decifrar os mistérios envolventes dos thrillers de Cara Hunter.
Com um olhar voltado para a convivência e a troca literária, a nova Praça Além da Página Shell surge como um espaço vibrante onde as comunidades leitoras se encontram para viver a literatura de forma plural e criativa. Ali, encontros com autores em formatos surpreendentes se misturam a atrações musicais, apresentações, gincanas, festas e até trends das redes sociais. Inspirada na ideia de que os livros podem transformar vidas, a proposta é destacar como um enredo ou personagem pode marcar o leitor — tudo isso em um ambiente único e ao ar livre.