Centro do Rio terá 1° Museu do Botequim do país

Receba as matérias do
Jornal Agito pelo WhatsApp
(grupo sem interação, só o administrador pode postar)

Vem aí o Mubo, o Museu do Botequim, que funcionará no coração do Centro, na Rua da Carioca. “Vamos contar histórias de garçons, cozinheiros, frequentadores, a relação dos bares com a música, cultura, sociedade”, adianta Léo Feijó, idealizador do projeto, que terá bares e disponibilizará farto material de pesquisa em plataforma digitais. As obras já começaram.
Não há um número exato, mas de acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, a cidade possui mais de 8 mil, incluindo bares, biroscas e botequins, sendo mais de 800 só na Região Central.

O espaço vai funcionar na Rua da Carioca, recentemente rebatizada de Rua da Cerveja, que passa por um processo de revitalização a fim de recuperar o gás de uma das vias públicas mais antigas e emblemáticas do velho centro comercial do Centro do Rio.
O museu vai reunir mobiliário original, imersões temáticas, uma biblioteca batizada de Paulo Thiago de Mello — jornalista e editor do guia de botequins cariocas — além de cardápios, rótulos antigos e vasto material fotográfico. A ideia é contar a história de garçons, clientes e donos de bares, com encontros culturais, shows, aulas e um auditório para 300 pessoas. O espaço também terá área de convivência aberta, com réplica de quiosque antigo e comes e bebes de bar.