Clube Central realiza concurso de arquitetura para idealização da sua nova área de lazer de frente à Praia de Icaraí

Receba as matérias do
Jornal Agito pelo WhatsApp
(grupo sem interação, só o administrador pode postar)

Profissionais podem se inscrever até 19/09 e enviar projetos até 03/10. Novo ambiente terá vista privilegiada de frente para o mar
O centenário Clube Central de Icaraí seleciona, por meio de um concurso nacional de arquitetura organizado pelo Núcleo Leste Metropolitano do IAB RJ, projeto para a implantação de um novo ambiente de lazer na sede do clube, tradicional centro de convivência que recebe eventos sociais, esportivos e culturais localizado na Praia de Icaraí, em Niterói, no Rio de Janeiro.
No terraço do prédio de seis andares, conhecido como “Palácio de Mármore”, o novo espaço terá áreas gourmet e piscina com vista que destaca a beleza da paisagem da Baía de Guanabara. Os atrativos vão atender visitantes e associados.
“Será um passo estratégico para consolidar o futuro do Clube Central, reforçando o prestígio da agremiação e oferecendo novas formas de lazer e convivência; e será também um marco arquitetônico que ajudará a impulsionar o turismo, a cultura e o lazer em Niterói”, afirma Fernando Tinoco, presidente do Clube Central de Icaraí e idealizador da parceria inédita.
A iniciativa também é uma oportunidade para a valorização de uma volumetria arquitetônica de médio porte no bairro que abriga remanescentes icônicos, como o Cinema Icaraí e a Igreja de São Judas Tadeu, em contraponto aos prédios residenciais que, ao longo do tempo, ocuparam a orla da Praia de Icaraí, cartão postal da cidade de Niterói.
As inscrições estão abertas até 19 de setembro, com entrega de propostas no formato de Estudo Preliminar até 3 de outubro. É preciso atender condições gerais de integração à edificação existente, principalmente quanto à composição plástica, funcionalidade e fluxos de circulação. O(s) autor(es) do projeto vencedor será(ão) contratado(s) para desenvolvimento dos Projetos Executivos, Complementares e Legal, inclusive Coordenação e Compatibilização. Ao todo, serão distribuídos R$35 mil em prêmios aos vencedores, que receberão certificação de premiação e terão divulgação pública de seus trabalhos.
“O IAB tem o compromisso histórico de colaborar para um ambiente urbano mais humano, justo e sustentável. Em um século de existência, uma expressiva quantidade de concursos foi realizada, o que reforça a expertise e a idoneidade do Instituto na organização de concursos públicos de projeto em todo o território nacional”, destaca Augusto César Alves, presidente do Núcleo Leste Metropolitano do IAB RJ.
Para mais informações, acesse o site www.concursoclubecentral.org.br.