Efeito Lady Gaga: buscas no Airbnb para o Rio superam as do show de Madona

Receba as matérias do
Jornal Agito pelo WhatsApp
(grupo sem interação, só o administrador pode postar)
Hóspedes de São Paulo, Belo Horizonte e Niterói lideram as buscas por acomodações no Rio — os bairros mais reservados são Copacabana, Botafogo e Leme
O anúncio oficial do aguardado show de Lady Gaga na Praia de Copacabana, marcado para o fim de semana prolongado de 3 de maio, movimentou os little monsters — como se autodenominam os fãs da artista — que aguardavam apenas a confirmação para planejar sua viagem ao Rio de Janeiro. Após a apresentação de Madonna, realizada no mesmo período em 2024, a chegada da Mother Monster também promete impactar positivamente diversos setores da economia do turismo.
Segundo dados do Airbnb, as buscas por acomodações na plataforma para o fim de semana do show aumentaram 2,5 vezes em comparação com as buscas no período de anúncio da apresentação de Madonna no ano passado. A movimentação reforça o papel de grandes eventos culturais como catalisadores do turismo e da economia local.
As três principais cidades de origem, com base nas buscas realizadas por hóspedes brasileiros que devem viajar para o Rio de Janeiro no período, são:
• São Paulo (SP)
• Belo Horizonte (MG)
• Niterói (RJ)
No caso de hóspedes internacionais, os principais países3 de origem são:
• Argentina
• Chile
• Estados Unidos
VIAGENS EM GRUPO
Entre as preferências dos hóspedes que já garantiram acomodação no Airbnb para o fim de semana de 3 de maio, 83% das reservas4 são para estadias de grupos com até quatro pessoas, o que sugere um interesse por mais espaço e comodidades diversas nas acomodações. O bairro de Copacabana, que será o palco do espetáculo, lidera as reservas por acomodações para o período, seguido por Botafogo e Leme.
Por permitir que os hóspedes vivam de maneira autêntica o destino escolhido, as pessoas têm aproveitado grandes eventos culturais para experimentarem a plataforma, visto que 2 em cada 10 reservas já realizadas para o mesmo período são feitas por usuários que estão utilizando o Airbnb pela primeira vez.
Os dados também revelam a diversidade geracional entre os fãs que estarão na Cidade Maravilhosa durante o período do show. Millennials respondem por 44% das reservas, seguidos por hóspedes entre 18 a 24 anos (Geração Z).