Niterói institui dia 23 de abril como o Dia Municipal do Choro

Receba as matérias do
Jornal Agito pelo WhatsApp
(grupo sem interação, só o administrador pode postar)
O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, sancionou, neste sábado (26), a lei que institui o Dia Municipal do Choro em 23 de abril. Desde 2000, nesta data é celebrado o compositor, arranjador e maestro Alfredo da Rocha Vianna Filho, o Pixinguinha, autor de clássicos da música brasileira como “Carinhoso”. O 23 de abril é o Dia Nacional do Choro e agora Niterói sanciona uma lei municipal em homenagem ao gênero musical.
Ao lado da cantora Leila Pinheiro, que havia terminado um show, o prefeito sancionou a nova lei no Reserva Cultural, um dos locais de apresentações do III Festival Internacional de Choro de Niterói, que começou na quarta-feira (23) e termina neste domingo (27). O projeto de lei 00052/2025 é de autoria do vereador Sylvio Maurício de Freitas. O vereador esteve presente no evento, assim como a presidente da Fundação de Arte de Niterói (FAN), Micaela Costa, e o secretário de Economia Criativa e Ações Estratégicas, André Diniz.
O prefeito Rodrigo Neves destacou a homenagem de Niterói ao choro.
“Niterói é uma cidade que pulsa cultura e arte. A gente vai continuar apoiando muito a cultura, que é um elemento indutor do desenvolvimento e da autoestima de Niterói. O choro é uma das manifestações culturais mais importantes do Brasil. Ao ter o Dia Municipal do Choro, Niterói presta uma homenagem a esta manifestação extraordinária e consagra o Festival Internacional de Choro como parte do nosso calendário de eventos”, afirmou Rodrigo Neves.