Projeto Vivendo Niterói ocupa a cidade até dezembro
Receba as matérias do
Jornal Agito pelo WhatsApp
(grupo sem interação, só o administrador pode postar)
Em meio às comemorações dos 451 anos da cidade de Niterói, a Fundação de Arte de Niterói realiza, de 13 de novembro a 15 de dezembro, uma série de atividades para celebrar memórias da cidade e artistas locais. Uma programação intensa, com participação popular por meio de atividades formativas com profissionais de diversos segmentos.
Duas exposições foram pensadas para essa comemoração: uma de fotos antigas da cidade, valorizando seu patrimônio cultural e suas paisagens; outra, a partir de produções de artes visuais feitas por crianças em oficinas agendadas pela cidade. O projeto propõe um diálogo entre nosso passado como capital e os desafios que são impostos a uma cidade moderna.
Estão programados para os dias 1º e 15 de dezembro, grandes encontros de arte no Museu Janete Costa de Arte Popular, em que a literatura receberá outras expressões. Com a vitrine de publicações, com a participação de autores locais, e a promoção de oficinas e bate-papos sobre o processo editorial, o evento tem como objetivos o incentivo à democratização do acesso à arte e o fortalecimento da formação de nossos artistas. Na área externa do Museu, acontecem apresentações e oficinas para que o público possa conhecer trabalhos desenvolvidos na cidade.
Em diversos espaços públicos abertos a FAN promove atividades de formação, visitas e apresentações de artistas locais e de convidados, possibilitando uma aproximação dos cidadãos com a arte produzida na cidade. Os eventos privilegiam a troca de experiências, a valorização das trajetórias culturais e a divulgação das carreiras de cidadãos niteroienses.