Rolé Carioca especial de férias desembarca em Paquetá

Receba as matérias do
Jornal Agito pelo WhatsApp
(grupo sem interação, só o administrador pode postar)
No próximo dia 26, o Rolé Carioca, projeto que conecta a população carioca a espaços culturais diversos, vai literalmente desembarcar na Ilha de Paquetá, a “princesinha da Guanabara”. Além do tradicional “mergulho” na história do local, visitando importantes pontos históricos, a programação também vai contar com atividades especiais para as crianças, um de todas as idades, a combinação perfeita para toda a família. A concentração será na Praça XV, em frente à Estação das Barcas Rio às 9h30 para seguir em direção à Paquetá na embarcação das 10h. Os moradores e rolezeiros que já estiverem na ilha encontram com o grupo na Praça Pintor Pedro Bruno, às 11h, ponto de chegada para quem vem de barca - única maneira de acessar a Ilha-, e de lá o público será conduzido ao passeio.
A visita faz parte da temporada 2025 do Rolé Carioca, que vem passando por locais históricos do Rio com o objetivo de ampliar o acesso à cultura, ao patrimônio e à educação pública. Criado em 2013, o projeto já alcançou mais de 20 mil pessoas, mapeou centenas de pontos da cidade e se tornou referência em educação patrimonial no país.
Como participar
A atividade é gratuita e aberta ao público, com transporte até a ilha realizado por conta dos participantes (a travessia de barca sai da Praça XV às 10h). Para acompanhar todas as informações, basta seguir o @rolecarioca nas redes sociais.
Curiosidades sobre a Ilha de Paquetá
• Não circulam carros! Paquetá é a única ilha do Rio onde não há circulação de automóveis. Os deslocamentos são feitos a pé, de bicicleta, charrete elétrica ou mototáxi.
• Ilha literária: Foi cenário do primeiro romance da literatura brasileira, A Moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo, publicado em 1844.
• Árvore com nome próprio: O baobá Maria Gorda, plantado no século XIX, é um dos cartões-postais da ilha. Está entre os primeiros exemplares da espécie trazidos da África para o Brasil.
• Destino nobre: Dom João VI e Dom Pedro I já frequentaram Paquetá durante o período imperial.
• Ponto estratégico na Baía de Guanabara: A ilha foi habitada originalmente por indígenas Tamoios e serviu como entreposto para missões jesuíticas e disputas territoriais.
Próximos Rolés abertos ao público
• 31 de Agosto - Rolé pela Presença Indígena em Jacarepaguá
• 27 de Setembro - Rolé Justiça Climática em Realengo