Santa Bárbara ganha Plataforma Digital

Receba as matérias do Jornal Agito pelo WhatsApp
(grupo sem interação, só o administrador pode postar)
Um novo tempo começa para os moradores de Santa Bárbara. Em meio a uma realidade em que o acesso à tecnologia é cada vez mais determinante para o futuro, a Prefeitura de Niterói entrega um novo espaço voltado à formação, profissionalização e cidadania: a Plataforma Urbana Digital (PUD) Santa Bárbara. O prefeito Rodrigo Neves, que fez a entrega neste domingo (30), acompanhado da primeira-dama Fernanda Sixel Neves, aproveitou a oportunidade para anunciar novas melhorias para o bairro de Santa Bárbara. Estão previstas obras de contenção nas ruas Jandira Pereira e José Alves de Brito (antiga Rua 18). As vias receberão contenção em cortina atirantada e solo grampeado, além da instalação de sistemas de drenagem e guarda-corpo para aumentar a segurança dos moradores. O investimento total será de aproximadamente R$ 12 milhões.
Durante a inauguração da Plataforma Urbana Digital de Santa Bárbara, o prefeito Rodrigo Neves destacou a importância do novo equipamento para o futuro da cidade e o compromisso de sua gestão com o planejamento urbano e a valorização dos bairros populares. Reiterou que a nova unidade faz parte do programa de criação de Polos de Desenvolvimento Urbano (PUDs), que visam requalificar áreas vulneráveis e integrar ações sociais com tecnologia e inovação.
"A Plataforma Urbana Digital de Santa Bárbara vai trazer inclusão, tecnologia, conhecimento e cursos de qualidade para pessoas de todas as idades. Isso é cuidar do futuro dos nossos filhos. Eu sempre acreditei que não há improviso ou atalho para uma boa administração. É preciso planejar, estudar e ouvir as pessoas. Estamos nos inspirando em exemplos como Barcelona, que transformou seus bairros com investimentos de qualidade. É isso que estamos fazendo aqui: oferecendo equipamentos públicos que geram autoestima, pertencimento e oportunidades reais para a população”, destaca.
Ele reforçou ainda que, com investimento municipal, a nova unidade amplia a rede de Plataformas Urbanas Digitais em Niterói e já inicia suas atividades com mais de 400 vagas abertas em cursos de inclusão digital, audiovisual e tecnologia. A iniciativa reforça o compromisso da cidade com a formação cidadã e a preparação para a economia do futuro.
A vice-prefeita Isabel Swan frisou que Niterói prepara o futuro das crianças.
"Eu, que estou grávida, fico muito feliz de participar de um governo que se preocupa com as crianças, os jovens e os nossos idosos. Com equipamentos como este, vamos poder proporcionar uma vida melhor para eles e seus familiares. Educação e esporte são fundamentais", disse a vice-prefeita.
Administrado pela Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia e gerido pela Oficina do Parque — organização da sociedade civil com mais de 20 anos de atuação —, o equipamento oferece uma ampla programação de cursos gratuitos voltados a públicos de todas as idades, desde crianças até adultos.
Durante a inauguração da Plataforma Urbana Digital (PUD) Santa Bárbara, a secretária municipal de Ciência e Tecnologia, Juliana Benício, destacou a responsabilidade e o compromisso da gestão com a excelência na oferta de capacitação digital e inclusão tecnológica para a população de Niterói.
O novo espaço chega para transformar a realidade de jovens e moradores de Santa Bárbara e bairros adjacentes. Com espaços interativos, inclusão digital e formação profissional, a Prefeitura de Niterói entrega uma unidade moderna que fortalece oportunidades e o futuro da juventude da cidade.
A gestora do Escritório de Políticas Transversais de Direitos e Cuidados de Niterói, Fernanda Sixel Neves, destacou a importância simbólica e estratégica da nova Plataforma Urbana Digital para o futuro da cidade:
"Esse é um belíssimo prédio em Niterói, e sua arquitetura simboliza dignidade, cidadania, respeito e qualidade de vida para o povo, especialmente para crianças e jovens. Sua beleza só fará sentido se for ocupada pelos futuros cidadãos, que poderão aprender e se desenvolver, inclusive por meio de cursos profissionalizantes." Ela enfatizou que a Plataforma já está em pronta para o funcionamento, com jovens e crianças matriculados, e ressaltou a coerência da política pública:
"Essa plataforma não é uma ação isolada — ela está conectada com outras políticas estruturantes da cidade. Por que ela é voltada para o audiovisual? Porque temos o programa NAV – Niterói Audiovisual. Há planejamento por trás de cada passo. Sabemos onde estávamos, onde estamos e onde queremos chegar, graças a uma liderança comprometida e focada no futuro", destacou Fernanda.
Distribuído em dois andares, o novo espaço reúne ambientes de convivência, salas de formação, área de estudos, copa, banheiros, além de sistema de climatização, elevador e infraestrutura sustentável com placas solares. Tudo pensado para garantir conforto, acessibilidade e qualidade na formação dos usuários.
Um dos grandes destaques da unidade é o moderno Espaço E-Sports, equipado com computadores gamers, consoles e totens de autoatendimento. Crianças, jovens e adultos também poderão vivenciar experiências únicas na Gruta de Realidade Virtual, além de utilizar tablets, Wi-Fi livre e salas multiuso.
















