Árvore do Rio volta a brilhar na Lagoa Rodrigo de Freitas

Receba as matérias do Jornal Agito pelo WhatsApp
(grupo sem interação, só o administrador pode postar)
Após cinco anos, o Rio de Janeiro terá novamente a sua mais tradicional Árvore de Natal em seu palco original, a Lagoa Rodrigo de Freitas. Marca registrada das festividades na cidade e reconhecida como símbolo do Natal no país, a Árvore do Rio será acesa no dia 06 de dezembro. A Árvore do Rio é um projeto realizado pela Backstage e Dream Factory. O projeto é apresentado pelo Ministério da Cultura e Petrobras, através da Lei Rouanet. Uma realização do Ministério da Cultura, Governo do Brasil - do lado do povo brasileiro.
“Desde 1996, quando a primeira Árvore foi montada na Lagoa, ela se tornou a imagem referência de Natal no país inteiro. Para o Rio de Janeiro, além dos momentos de alegria e união com família e amigos, ela traz um impacto econômico extremamente significativo. Há um forte incremento nos números do Turismo ao longo de todo o mês, e em todas as atividades e segmentos ligados a esse mercado”, indica Nelson Drucker, sócio da Backstage, responsável pela montagem da árvore desde sua primeira edição, há 29 anos.
Neste ano, a Árvore do Rio traz uma importante inovação em sustentabilidade: toda a energia que ilumina o evento será fornecida por um gerador abastecido com Diesel R, o diesel desenvolvido pela Petrobras com 10% de conteúdo renovável além da parcela obrigatória de 15% de biodiesel. Esse combustível utiliza matérias-primas de origem renovável, como óleos vegetais e gordura animal, e pode reduzir em até 60% as emissões de gases do efeito estufa na sua parcela renovável. A comercialização do Diesel R da Petrobras para o fornecimento de energia demonstra o compromisso do projeto com a transição energética justa, contribuindo para um futuro mais sustentável.
“Ver a Árvore do Rio iluminada por energia gerada a partir de um combustível com parcela renovável, de tecnologia própria, é motivo de grande satisfação para a Petrobras. Patrocinamos a Árvore do Rio porque acreditamos que as celebrações espalham boas energias, inspiram esperança e fortalecem os laços entre as pessoas. O Rio de Janeiro tem um significado especial para a Petrobras: é nossa casa, onde realizamos grandes projetos. Além de valorizarmos a tradição e a diversidade cultural da cidade, estamos praticando nosso compromisso com a inovação e com soluções que promovem a sustentabilidade e beneficiam a sociedade”, destaca Magda Chambriard, presidente da Petrobras.
Como será a Árvore do Rio em 2025
A Árvore tem o projeto criativo de Orleans de Sá trazendo desenhos típicos das festas natalinas, reconhecidos por pessoas de todas as idades, origens e nacionalidades. A ideia é que o público, ao olhar a árvore, reconheça o “seu” Natal, suas lembranças afetivas dessa época do ano.
A Árvore vai homenagear o país: uma constelação, na qual cada estrela representa um estado brasileiro, vai brilhar todas as noites, reforçando a união do Brasil. Com 60 metros de altura, a Árvore foi projetada para estar em total harmonia com a Lagoa e seu entorno, como se pertencesse naturalmente ao cenário e em diálogo constante com o verde, a cidade e as pessoas. Para a iluminação serão instalados mais de 20 quilômetros de Led e Neon Flex.
Até o Dia de Reis, 6 de janeiro de 2026, a árvore será iluminada diariamente nos seguintes horários:
• Domingo à quinta-feira, das 19h à 0h
• Sexta-feira e sábado, das 19h à 1h
Inauguração
A Árvore do Rio será iluminada no dia 06 de dezembro. A cerimônia de abertura contará com apresentação da Orquestra Petrobras Sinfônica, em palco montado no Lagoon. Telões de alta definição também estarão em dois pontos estratégicos - Parque dos Patins e Parque do Cantagalo – para que as pessoas em outros espaços da Lagoa possam também acompanhar a celebração.
No dia da inauguração, em parceria com o Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, haverá uma emocionante homenagem a um dos maiores símbolos da cidade, o monumento ao Cristo Redentor. Um totem com um botão verde gigante estará instalado no Lagoon. Ao ser acionado, ele ativa canhões de luz instalados na base da Árvore, que iluminarão o Cristo. Em seguida, diferentes pontos da região no entorno da Árvore serão iluminados, abraçando a cidade e o Brasil. Logo na sequência, a árvore é acesa. A cada dia, uma pessoa ou um grupo será convidado para essa missão de acender as luzes, reforçando o caráter democrático dessa grande festa.
















