Receba as matérias do
Jornal Agito pelo WhatsApp
(grupo sem interação, só o administrador pode postar)
Evento acontece no Caminho Niemeyer de 15 a 17 de novembro, vai discutir temas como cultura, moda, gastronomia e tecnologia
– O Festival Cidades Eco Criativas chega à sua primeira edição em Niterói, de 15 a 17 de novembro, no Caminho Niemeyer, no Centro de Niterói. O evento, que promove a sustentabilidade e a economia criativa nas cidades, reunirá especialistas e público para debates, palestras e experiências interativas sobre temas como cultura, moda, gastronomia, tecnologia e muito mais. Com entrada gratuita e uma programação diversificada, o festival também se destaca por ser um evento plástico zero, incentivando práticas sustentáveis e a utilização de copos reutilizáveis. O evento tem apoio da Prefeitura de Niterói.
Esse será o primeiro de uma série de encontros que acontecerão no Estado do Rio a fim de consolidar administrações sustentáveis nos municípios fluminenses, como forma de disseminar e incentivar políticas administrativas e econômicas que atendam os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU. Para tanto, durante o evento, acontecerá o Fórum Estadual de Economia Criativa e Sustentabilidade, reunindo autoridades nacionais e internacionais. Os próximos festivais já estão agendados para os primeiros meses de 2025 no Rio de Janeiro e em Miguel Pereira.
Aplicativo CO2 Zero - Entre as ações efetivas já anunciadas para o Festival Cidades Eco Criativas Niterói está o lançamento na Tenda da Seclima do APP Cartão Moeda Social Carbono, aplicativo de desconto para quem reduzir a emissão de CO2. Criado pelo Instituto Terra Azul, ONG que há 28 anos atua na área da sustentabilidade, em especial, com ações para neutralização de carbono, o APP terá abrangência nacional e dará cashback em desconto nas lojas cadastradas, conforme o total dos registros de redução na emissão de CO2 cadastrados. O novo aplicativo será mais um braço do Banco do Clima já administrado pela ONG.
Fórum Estadual de Economia Criativa e Sustentabilidade – o Fórum vai contar com a participação de especialistas, gestores na área da cultura e economia criativa do setor público, do setor produtivo e privado, sociedade civil, artistas e produtores culturais brasileiros e internacionais. A proposta é abrir um diálogo que estabeleça um paralelo entre o local e o global. Por meio de estudo de casos de 14 cidades brasileiras que compõem a Rede da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o encontro vai promover discussões sobre as respectivas linguagens e como estes segmentos podem se tornar uma estratégia de desenvolvimento sustentável para Niterói e os demais municípios fluminenses e brasileiros. A partir desse debate, a proposta é criar uma rede de relacionamento para o intercâmbio, experiências, ideias para a inovação de gestão das cidades, o que pode ser um diferencial em recursos, em turismo e nos aportes para a economia criativa.
Plástico zero - O Festival Cidades Eco Criativas Niterói promete ser o primeiro evento do estado realmente plástico zero na prática.
Espaço bate-papo eco criativo – O Festival Cidades Eco Criativas vai contar ainda com um espaço para mesas redondas sobre Design, Moda &
Tecnologia.
Polo de Moda – Mais uma proposta concreta prevista para a edição Niterói do Festival Cidades Eco Criativas está a retomada do Polo de Modas de Niterói
Desfile School Models Fashion Show | Moda Sustentável na Passarela – Marcas de diversos estilos, além de duas linhas de joias sustentáveis, apresentarão novas propostas criativas no sábado, dia 16, a partir das 19h, apresentando técnicas como upcycling, patchwork, slow fashion, moda circular, reuso de tecidos e reciclados transformados em roupas, num desfile show em conceito sustentável.
Exposição - Outro lançamento durante o Festival Cidades Eco Criativas será a estreia mundial da exposição Deriva Oikos, do projeto Transeuntis Mundi, que propõe uma metodologia artística e estética no tratamento de temas relacionados à caminhada humana e à migração, seu legado na construção e diversidade cultural.
Gastronomia – Estabelecimentos da cidade de Niterói vão participar do Festival Cidades Eco Criativas no Caminho Niemeyer. Cada um apresentará dois pratos para incentivar a gastronomia local. O evento vai reunir também cervejarias da cidade, com variados estilos da bebida em suas torneiras.
Feira de empreendedorismo – Entre as inúmeras atrações do festival, haverá uma feira de artesanato com empreendedores afro, indígenas e imigrantes, de vários segmentos, como vestuário e acessórios, além de um estande com lançamento de autores que vem produzindo conteúdos literários sobre questões que fortalecem a luta antirracista, entre outros assuntos.
Games – Uma viagem pelo mundo dos games, com uma coleção de consoles lançados desde 1972, como o do Magnavox Odyssey, até versões mais recentes como o Playstation 5, de 2020 é o que promete a exposição interativa de games reunindo cultura e entretenimento.
Shows – No final da tarde e à noite, apresentações e shows tomarão conta do palco do Festival com Maracatu, Rodas de Ciranda, Samba de Roda e artistas como Kleyton & Kledir, Biafra e Anjos da Noite, entre outras atrações sempre com entrada grátis.
Atrações Infantis – Atividades especiais também foram preparadas para as crianças com brinquedos, oficinas de culinária e cultivo e show do palhaço Topetão.