Niterói vai realizar obra de estabilização do Túnel do Tibau, que liga o mar à lagoa em Piratininga

Receba as matérias do
Jornal Agito pelo WhatsApp
(grupo sem interação, só o administrador pode postar)
Intervenção vai minimizar problema da mortandade de peixes e contribuir para a sustentação financeira dos pescadores
O Prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, assinou, nesse domingo (23), a ordem de início da obra de estabilização estrutural definitiva do Túnel do Tibau, em Piratininga, que liga o mar à lagoa. A intervenção permitirá a renovação e circulação eficientes das águas do Sistema Lagunar, contribuindo para reduzir a mortandade de peixes e para a melhoria da qualidade ambiental da região. O investimento municipal é de R$ 38,8 milhões, e as obras devem ser concluídas em até 24 meses.
Entre as principais etapas da intervenção, estão a recuperação do sistema de contenção, a estabilização das áreas colapsadas e a instalação de uma comporta do tipo stop log, um equipamento que possibilita controlar o nível de água e permite isolar áreas para manutenção.
Construído em 2008, o túnel tem 915,91 metros de extensão, 5 metros de largura e 4,5 metros de altura com a função de permitir a renovação e circulação eficientes das águas do Sistema Lagunar. O projeto de restauração da passagem visa restabelecer o fluxo normal de água entre o mar e a Lagoa de Piratininga.