Parque do Flamengo ganha nova iluminação

Receba as matérias do
Jornal Agito pelo WhatsApp
(grupo sem interação, só o administrador pode postar)
A RioLuz concluiu a modernização da iluminação do Parque do Flamengo, um dos cartões-postais mais bonitos da Zona Sul do Rio de Janeiro. As intervenções envolveram a substituição e instalação de 2.430 pontos de luz, distribuídos entre 1.212 luminárias e 1.218 projetores. Os postos tradicionais de 45 metros de altura também tiveram a sua iluminação revitalizada.
Todas as áreas do parque, incluindo o Museu de Arte Moderna (MAM), ciclovias, campo society, passagens subterrâneas, quadras poliesportivas e de tênis, pista de skate e a orla da Glória, tiveram a sua iluminação modernizada.
Datada da década de 1960, a iluminação do Parque do Flamengo foi concebida pelo renomado lighting designer Richard Kelly, reconhecido por seu trabalho no Museu de Arte Moderna de Nova York.
Para o parque, Kelly projetou 88 postes de 45 metros de altura, cada um com seis pétalas equipadas com projetores de 350W. O desenho permitiu a formação de um cone luminoso que produz uma claridade difusa e suave, iluminando as pistas de rolamento e os jardins do parque.
Os postes de Richard Kelly são tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e passaram por restauração e pintura. Seis postes foram substituídos por estruturas de igual eficiência.
A conclusão do projeto preserva o patrimônio histórico do Aterro do Flamengo e aprimora a infraestrutura urbana, garantindo um ambiente mais iluminado e seguro para todos os frequentadores.