De patinho feio a futuro cartão postal: revitalização radical do Centro de Niterói será histórica

Receba as matérias do
Jornal Agito pelo WhatsApp
(grupo sem interação, só o administrador pode postar)
Outrora um bairro decadente, feio e desinteressante, o Centro de Niterói passa por uma revitalização radical que promete transformar um “monstro” num belo cartão postal da cidade
O Centro foi praticamente deixado de lado desde que Niterói perdeu a condição de capital do Estado do Rio, quando o bairro era sede de diversos órgãos públicos e importante local de trabalho de políticos, funcionários públicos e diversas empresas que até então faziam parte da vida do Centro da cidade.
A revitalização radical promovida no bairro pela prefeitura de Niterói tem a proposta de resgatar a importância histórica do Centro, modernizá-lo e criar condições para a chegada de novos empreendimentos imobiliários, sejam residenciais, escritórios ou lojas, trazendo um novo perfil de moradores e novas empresas para o bairro, sedimentando ainda mais perfil que o Centro de Niterói irá ganhar.


Projetadas e pensadas para atender questões de mobilidade, paisagismo e estrutura urbana, a cada dia que passa as obras de revitalização do Centro de Niterói estão fazendo uma transformação radical no local. Além de toda a estrutura que está sendo criada, os novos empreendimentos imobiliários, que já tomam forma no Centro, trarão uma nova identidade para o bairro, que irá ganhar, em breve, condomínios de apartamentos, prédios de escritórios e novas lojas.
Revitalização ganha apoio da Arquidiocese de Niterói
Em um gesto simbólico de fé, cultura e cooperação institucional, o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, anunciou, na manhã desta quinta-feira, 10 de abril, uma importante parceria com a Arquidiocese de Niterói para dar início às obras da esplanada do entorno da Nova Catedral São João Batista. A construção, projetada por Oscar Niemeyer, integra o conjunto arquitetônico do Caminho Niemeyer, um dos principais atrativos turísticos e culturais da cidade.
A parceria entre a Prefeitura e a Arquidiocese prevê ações conjuntas para garantir que os novos espaços estejam plenamente integrados ao cotidiano da cidade, com foco no acolhimento à população e na promoção de atividades culturais.
A Nova Catedral está sendo construída com o apoio dos fiéis, empresários e amigos. No dia anterior, 9 de abril, foi realizada a segunda concretagem da estrutura, com o lançamento de 40 metros cúbicos de concreto, um passo importante na construção do templo.
Uma vez concluída, a Catedral promete se tornar um dos principais pontos de encontro da fé e da cultura na cidade, fortalecendo a identidade de Niterói como espaço de espiritualidade, arte e convivência.