Receba as matérias do
Jornal Agito pelo WhatsApp
(grupo sem interação, só o administrador pode postar)
A cidade do Rio deu um passo histórico rumo à mobilidade sustentável, no último sábado (15/02). O primeiro eletroposto exclusivo para veículos elétricos e híbridos em espaço público do Brasil foi inaugurado na Barra da Tijuca. A estação de recarga rápida é resultado do Projeto Eletroposto Carioca, desenvolvido pela empresa EZVolt, em parceria com a Prefeitura do Rio e a rede C40 Cities.
O Eletroposto Carioca é o primeiro eletroposto público da cidade, parte do projeto Sandbox.Rio, desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, que foca em projetos de inovação. O prefeito Eduardo Paes participou da cerimônia de lançamento ao lado do vice-prefeito Eduardo Cavaliere e falou sobre o apoio da cidade aos novos negócios.
– O que a prefeitura faz é chamar os inovadores: venham cá que a gente quer fazer junto com vocês. A cidade vai apoiar, a cidade quer ser laboratório dessa sua experiência, quer que você viabilize seu negócio e identifique novas possibilidades de negócios para nossa cidade. O Rio tem muito centro de pesquisa e desenvolvimento, tem muita universidade boa, tem muita gente produzindo coisa interessante. E a gente aqui quer sempre estar de braços abertos para quem inova, para quem inventa e para quem cria.
A empresa EZVolt, especializada em serviços de infraestrutura de recarga elétrica e que compõe o portfólio de energias renováveis da Vibra, teve projeto aprovado no primeiro ciclo do Sandbox.Rio, sob coordenação da SMDE. O programa está em seu segundo ciclo. Outro exemplo de iniciativa selecionada é a Whoosh – que opera patinetes na cidade.
Um marco para a eletromobilidade no Brasil
O lançamento do eletroposto ocorre em um momento de expansão acelerada do mercado de veículos elétricos e híbridos no Brasil. Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o país registrou a venda de 79.304 unidades no primeiro semestre de 2024, um crescimento impressionante de 146% em relação ao mesmo período de 2023. No Rio de Janeiro, esse movimento ganha ainda mais destaque: a capital fluminense já conta com mais de 2.500 veículos elétricos licenciados, e a demanda por infraestrutura de recarga cresce na mesma proporção.
O secretário Osmar Lima destacou a inauguração do eletroposto como um passo importante do desenvolvimento sustentável da cidade.
– O Rio vai liderar o desenvolvimento sustentável do país. A eletrificação da frota é parte importante disso e ter uma rede de eletropostos é fundamental.
O posto tem carregadores com potência de 500 kw e a recarga custa R$ 2,50 por kW/h. Ele funciona 24 horas e o serviço é feito por autoatendimento.
Este é o primeiro de muitos eletropostos planejados para o Rio, trazendo inovações como carregadores ultrarrápido Grid Zero, que opera sem conexão à rede elétrica. Com capacidade para veículos elétricos e híbridos, o projeto oferece uma solução prática e acessível, reduzindo emissões de gases de efeito estufa, e promove o fortalecimento da infraestrutura para uma mobilidade urbana mais sustentável.
A iniciativa está alinhada com o Plano de Desenvolvimento Sustentável e Ação Climática do Município do Rio de Janeiro, que tem como meta tornar a cidade neutra em emissões de GEE até 2050 e alcançar 40% de veículos elétricos e híbridos na frota até o mesmo ano.